A Câmara de Ílhavo reage à publicação em Diário da República do Plano Diretor Municipal. Diz que com este novo PDM, o Município de Ílhavo “tem finalmente um instrumento de planeamento com uma visão e estratégia definidas para os próximos anos, de forma a continuar na senda do desenvolvimento equilibrado e sustentado”.
É a entrada em vigor do documento revisto em processo que levou mais de uma década. O PDM é um instrumento de ordenamento e gestão do território e a autarquia assegura que a revisão permitiu alcançar a “grande maioria dos objetivos definidos à partida” ainda que reconhecendo que o processo de negociação “exigiu um conjunto de cedências entre todos os envolvidos”.
No topo das prioridades estava a criação de emprego e riqueza. A autarquia destaca as atividades económicas que “receberam uma atenção muito cuidada”, destacando-se “o ordenamento da área portuária, os equipamentos turísticos e a ampliação da Zona Industrial da Mota”.
Neste âmbito é realçado o trabalho de promoção do empreendedorismo e incubação de empresas e “a investigação e desenvolvimento produzida no Parque de Ciência e Inovação”.
Foi dada uma especial atenção às matérias do ordenamento do território, da qualidade urbana e ambiental, à qualificação de zonas ribeirinhas da Ria de Aveiro e à estruturação do território em termos de acessibilidades. Diário de Aveiro |