Joana Pontes ofereceu material ortopédico ao Lar de S. José, ao CASCI, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo e ao Centro Social Paroquial N.ª Sr.ª da Nazaré no âmbito da campanha “Tampinha Amiga”. A troca de tampas de plástico por material para instituições sociais continua a ser uma das campanhas que mobiliza Joana Pontes. Na edição concluída esta quinta-feira, Joana Pontes garantiu material avaliado em cerca de 2 mil euros.
“No caso das cadeiras de rodas não fomos para as normais. Tivemos duas normais e outras adequadas a pessoas com dependência. Uma pessoa com alzheimer, com mobilidade de braços, tem tendência a empurrar a cadeira e isso pode ser perigoso. Nestas não chega às rodas. Terá sempre que ser alguém a empurrar. Por isso, duas foram mais caras. As cadeiras de banho podiam ser das mais baratas mas não iam ao encontro dos que têm mais dependência. A ideia não é dar em quantidade. É dar em qualidade e conforto”.
Até ao momento foram entregues mais de 37 toneladas de tampinhas, tendo a primeira entrega decorrido há seis anos. Joana Pontes diz que vai continuar a trabalhar e assume que não o faz a pensar no reconhecimento público. “O objectivo é ajudar. Estamos aqui para dar e não para receber”, salienta a jovem que trabalha em serviço social e que já foi distinguida com o título Nobre Cidadão da Casa da Cidadania.
Na próxima segunda-feira recebe uma das condecorações honoríficas no Feriado Municipal. Fernando Caçoilo, presidente da Câmara, diz que é chagada a hora de dar o reconhecimento público. “É mais do que merecido. Continua com esse espírito”, disse o autarca na cerimónia de entrega de ajudas técnicas. Diário de Aveiro |