PAÍS: PAULO CAVALEIRO QUER LINHA DO VOUGA REVITALIZADA E LIGADA AO PORTO.

Paulo Cavaleiro defende para a Linha do Vale do Vouga o mesmo tratamento dado à Linha de Guimarães. O parlamentar social democrata falava na Comissão de Economia e Obras Públicas, numa audição ao ministro da Economia, na qual lembrou que, em oito anos, esta passou de 300 mil para dois milhões de passageiros.

“Pretendemos um elemento de coesão da Área Metropolitana do Porto (AMP), com a integração no sistema intermodal Andante, e que haja equilíbrio na oferta de transportes”, sustentou Paulo Cavaleiro, lembrando que, “neste momento, há um grande desequilíbrio entre o norte e o sul da AMP” e citando o secretário de Estado Sérgio Monteiro quando este disse não querer que “alguém fique para trás”.

Paulo Cavaleiro defendeu perante Pires de Lima que a Linha do Vouga deve beneficiar de intervenção idêntica à dada à Linha de Guimarães, lembrando que “o investimento permitiu que se passasse, em oito anos, de cerca de 300 mil passageiros para dois milhões”. O deputado do PSD recordou haver “um estudo credível, que aponta para despesa zero do Estado, graças a fundos comunitários e investimento privado através da concessão na CP Porto”.

O parlamentar social democrata lembrou que o Plano Estratégico dos Transportes propusera o encerramento da linha, mas “todos contribuímos para que isso não acontecesse e fosse pensada outra solução”.

A Assembleia da República aprovou um projeto de resolução do PSD e do CDS-PP para que o governo estudasse o assunto. “O Governo não estudou mas a AMP estudou e fez muito bem”, concluiu Paulo Cavaleiro.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt