ÁGUEDA: MUNICÍPIO ESTUDA VIABILIDADE DE INFRAESTRUTURA HIDRÁULICA PARA CONTROLO DOS CAUDAIS DO RIO E PRODUÇÃO DE ENERGIA.

O Município de Águeda assinou um protocolo de colaboração com a empresa ASMI para a realização de estudos para a avaliação técnica e económica da implementação de uma infraestrutura hidráulica para controlo dos caudais do rio Águeda, bem como o aproveitamento da mesma para a produção de energia hidroelétrica.

A assinatura do protocolo contou a presença do Presidente da Câmara, Gil Nadais, do Vereador João Clemente, e do Administrador da ASMI, Adelino Matos.

O presidente da edilidade refere que “este protocolo visa encontrar as melhores soluções para o controlo das cheias na Cidade de Águeda e em todo o percurso do rio. Em conjunto com a construção do canal em Águeda e do desaterro na ponte de Óis da Ribeira, o objetivo é que esta obra hidráulica tenha o potencial para minimizar o perigo de cheias”.

Um dos cenários possíveis para viabilização do investimento nas infraestruturas hidráulicas será o aproveitamento da mesma para produção hidroelétrica, estabelecendo como prioridade o controlo dos caudais de modo a evitar ou minimizar os impactos das cheias na Cidade de Águeda, sendo para tal igualmente necessário avaliar a capacidade da rede elétrica no que toca ao futuro ponto de interligação, necessário para o escoamento da eletricidade produzida.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt