AVEIRO: ESTUDO ALERTA PARA EFEITOS DE COCKTAILS DE PESTICIDAS NA SAÚDE DOS SOLOS.

Um estudo da Universidade de Aveiro conclui que cocktails de pesticidas prejudicam a saúde dos solos. Utilizados para combaterem pragas, os cocktails de pesticidas usados na agricultura estão a provocar efeitos nefastos nos organismos que regeneram o ecossistema terrestre e, por isso, a porem em causa a saúde dos solos nacionais.

Esta é a principal conclusão do trabalho de uma equipa de biólogos da Universidade de Aveiro que analisou os efeitos de misturas de pesticidas utilizadas em larga escala, não só no país como por toda a Europa, em organismos que, não sendo o alvo a abater, sofrem danos por ação dos químicos.

Sem eles, e por consequência sem o papel crucial que desempenham na decomposição da matéria orgânica e na redistribuição dos nutrientes, os solos agrícolas não se conseguem manter saudáveis.

Os investigadores apontam o dedo a uma legislação que apenas regula a utilização individual de cada químico ignorando a mistura de pesticidas, uma prática normal no setor agrícola e que potencia o efeito tóxico dos compostos utilizados.

“Já testámos vários tipos de pesticidas aplicados amplamente em todo o país e na Europa e verificámos que eles produzem efeitos muito mais nefastos do que seria à partida previsível”, aponta Susana Loureiro, investigadora no Departamento de Biologia e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da UA.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt