ÍLHAVO: QUARTEL DOS BOMBEIROS GARANTE FINANCIAMENTO E OBRA COMEÇA NO VERÃO.

A construção do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo deverá arrancar entre os meses de Junho e Julho deste ano e a conclusão terá de ser conseguida até Junho de 2015 sob pena de perder o apoio comunitário garantido de um milhão de euros de co-financiamento.

Informação revelada esta tarde na celebração dos 121 anos da corporação numa cerimónia realizada na freguesia da Gafanha da Encarnação como forma de descentralizar as celebrações pelas quatro freguesias do Município.

O compromisso foi pedido pelo comandante da corporação, Carlos Alberto Mouro, confirmado pelo presidente da Associação Humanitária, Hélder Bartolomeu, apoiado pelo autarca de Ílhavo, Fernando Caçoilo, e sublinhado pelo Secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida.

A aquisição de terrenos e a recolha de todos os pareceres e peças necessárias ao arranque é o desafio que enfrentam a autarquia e a corporação até ao Verão deste ano.

A cerimónia deste domingo foi particularmente dirigida aos apelos lançados pela Liga Portuguesa de Bombeiros ao Governo para que não deixe de estimular a escola de bombeiros e todos os incentivos que possam ser repostos ou criados para estimular a formação de operacionais.

Bolsas de estudo, isenções em taxas camarárias, isenções no IRS, melhoria dos seguros ou a melhoria das condições operacionais foram alguns dos apelos dirigidos por Jaime Marta Soares ao Secretário de Estado da Administração Interna.

No caso concreto da corporação ilhavense falou-se também num centro de treinos para os bombeiros e melhoria dos meios de intervenção em eventuais acidentes químicos no porto de Aveiro. Da direção chegou o anúncio de que vai trabalhar parcerias com as empresas do concelho.

“O Ministério fez alterações e está disponível para conversar. As bonificações para as reformas não dependem de nós. Dependem de Finanças e Segurança Social. Os bombeiros são a comunidade e ser voluntário em Portugal é perceber que falamos de toda a comunidade”, afirmou João Almeida que anunciou a abertura de concurso para equipamento de protecção no ano passado mas ainda sem conclusão tendo já atravessado um Verão marcado por várias mortes nomeadamente na Serra do Caramulo.

O papel de reforço dos equipamentos passou para as mãos das Comunidades Intermunicipais tendo o Secretário de Estado revelado que a Região de Aveiro é das mais avançadas manifestando mesmo disponibilidade para assumir o pagamento do IVA caso as autarquias não estejam em condições de o fazer.

“O país lembra-se dos bombeiros no Verão. Temos que fazer com que o país não esqueça. Em memória dos que morreram e dos que sofrem mazelas”.

Ao nível dos seguros, o representante do Governo assumiu que espera ter até Maio fechado um acordo com a Associação Nacional de Municípios.

A tarde na Gafanha da Encarnação foi participada por populares e dirigentes de corporações vizinhas, pelo comandante distrital e pela Federação Distrital de Corporações de Bombeiros.

Depois da presença no aniversário dos Bombeiros de Albergaria, João Almeida seguiu para Ílhavo mas a viagem foi lenta devido às filas no acesso ao estádio municipal de Aveiro antes do Arouca – Benfica. Antigo presidente do Belenenses, João Almeida não deixou de reagir ao discurso de Fernando Caçoilo que falou da grandeza do Benfica e da movimentação. “Não sei se é grande mas que empata muito, empata”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt