AVEIRO: ORDEM DOS ENFERMEIROS INICIA ESCLARECIMENTOS SOBRE MODELO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL.

A Ordem dos Enfermeiros inicia em Aveiro um ciclo de conferências sobre novo modelo profissional. A sessão inaugural terá lugar no Salão Nobre do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, às 16h30, e intitula-se “Sistemas de Melhoria Contínua da Qualidade do Exercício Profissional dos Enfermeiros”. Tem como perito convidado o dirigente e coordenador da Estrutura de Idoneidades da Ordem dos Enfermeiros, Francisco Mendes.

Até janeiro de 2015 haverá mais seis conferências, nas restantes capitais de distrito, em Leiria, Guarda, Castelo Branco, Viseu e Coimbra, bem como cidade da Covilhã, por deter o maior centro hospitalar fora daquelas cidades.

Cada uma das sessões será dedicada a um dos «sete pilares» do Modelo de Desenvolvimento Profissional (MPD), e visam dotar os enfermeiros de mais informação sobre um modelo já aprovado pela Assembleia da Republica e que aguarda apenas a sua operacionalização por parte do Ministério da Saúde no âmbito da alteração do Estatuto da OE, atualmente em fase discussão.

«Pretendemos que os colegas entendam melhor as vantagens que tem para si, para as instituições de saúde e para a população», sublinha o Presidente do Conselho de Enfermagem Regional do Centro, Hélder Lourenço.

Entre as inovações que comporta encontram-se a Formulação dos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem e um modelo próprio de supervisão clínica.

Os recém-licenciados em enfermagem terão de ser acompanhados por supervisores clínicos certificados pela OE, num período temporal definido provisoriamente entre nove meses a um ano, findo o qual poderão obter a cédula profissional definitiva.

Atualmente um licenciado em enfermagem requer à Ordem dos Enfermeiros a sua Cédula Profissional. Com o MDP passará a receber uma cédula provisória, e só depois de realizar positivamente o seu Exercício Profissional Tutelado é que terá o título definitivo.

«Há estudos que referem que 60 por cento dos erros em Enfermagem acontecem no primeiro ano do exercício profissional», realça o Presidente do CERC, frisando que o acompanhamento do enfermeiro por um supervisor clínico durante a fase inicial da sua carreira também contribuirá para melhorar a qualidade dos cuidados prestados à população.

O ciclo de conferências intitula-se «Acreditação dos Contextos de Prática Clínica Passo a Passo…», e é organizado pelo CERC em conjunto com o Conselho Diretivo Regional da SRC.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt