Se há uns anos atrás o sector do calçado estava em declínio, agora é um sector com claros ganhos competitivos. A produção cresceu seis por cento em 2013, as exportações tiveram um crescimento 7,9 por cento e o volume de emprego também aumentou. Entre as regiões mais empregadoras está Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira.
Estes são os dados globais de um estudo conduzido pela Informa D&B sobre os valores do sector em 2013. Com base nesta avaliação, o valor da produção no sector do calçado subiu seis pro cento em 2013, comparativamente ao exercício anterior, situando-se nos 1.910 milhões de euros. “O sector assistiu a um crescimento significativo no valor da produção entre 2011 e 2013, baseado no aumento dos preços e no bom comportamento das vendas no exterior”, refere a empresa em nota enviada aos órgãos de comunicação social.
Ainda com base naquele documento, “observa-se um aumento do ‘superavit’ comercial com o exterior, que passou de 872 milhões de euros em 2010 para mais de 1.300 milhões em 2013”.
Diário de Aveiro |