ÍLHAVO: DIRIGENTE DA QUERCUS RESPONDE HOJE POR DESOBEDIÊNCIA.

O presidente do núcleo de Aveiro da Quercus vai ser presente esta quinta-feira ao tribunal de Ílhavo para julgamento sumário na sequência da detenção pela GNR quando tentou ontem impedir o avanço da construção da via de acesso ao Parque da Ciência e Inovação.

Na passada segunda-feira, a associação ambientalista procedeu a um embargo extrajudicial da obra por considerar que está ilegal, mas a Câmara de Ílhavo, dona da empreitada, afirmou que não iria suspender os trabalhos.

Nos dois primeiros dias os operários estiveram ocupados com a instalação do estaleiro mas ontem, à tarde, quando começaram os trabalhos de decapagem do terreno, o dirigente da Quercus colocou-se à frente das máquinas e não deixou prosseguir a obra.

Esta ação acabou por prejudicar parcialmente o avanço da empreitada que esteve interrompida durante mais de uma hora, o que levou à intervenção da GNR que deteve o ambientalista por desobediência.

Entretanto, o dirigente da Quercus também apresentou esta quarta-feira uma queixa no posto da GNR contra a autarquia e o responsável pela obra, acusando-os da prática dos crimes de desobediência, por não cumprirem o embargo, e de violação de regras urbanísticas.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt