A Câmara de Ílhavo congratula-se com a aprovação da proposta final de revisão do Plano Diretor Municipal de Ílhavo. Trata-se do último passo com vista à entrada em vigor do Plano logo após a sua publicação em Diário da República.
Ao fim de 11 anos de trabalho de técnicos da autarquia com entidades da administração pública, o processo chega à fase final. A autarquia assume que a revisão “sempre foi um objetivo importante e prioritário” e considera que a revisão responde à “grande maioria dos objetivos definidos à partida”.
“Foi dada uma especial atenção às matérias do ordenamento do território, da qualidade urbana e ambiental, à qualificação de zonas ribeirinhas da Ria de Aveiro e à estruturação do território em termos de acessibilidades. A atividade económica recebeu uma atenção muito cuidada, destacando-se o ordenamento da área portuária, os equipamentos turísticos e a ampliação da Zona Industrial da Mota, que permitirá a continuação do crescimento industrial ordenado no Município, em conjugação (e dando seguimento no que respeita à produção de escala industrial) com o trabalho de promoção do empreendedorismo e incubação de empresas, assim como com a investigação e desenvolvimento produzida no Parque de Ciência e Inovação”.
A criação de emprego é assumida como desígnio e, segundo a autarquia, passa a haver “um instrumento de planeamento com uma visão e estratégia definidas para os próximos anos, de forma a continuar na senda do desenvolvimento equilibrado e sustentado”. Diário de Aveiro |