Oliveira do Bairro
Três novas freguesias e Oliveira do Bairro a cidade
. Uma sugestão do PSD, avançada na última Assembleia Municipal
Pedro Fontes da Costa
Pedro@jb.pt
A elevação de Oliveira do Bairro a cidade e a criação de três novas freguesias é a sugestão, mais arrojada, avançada pelo deputado municipal do PSD, Manuel Nunes, que surpreendeu tudo e todos, na última Assembleia Municipal da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, realizada no dia 9 do corrente.Aliás, a possibilidade de elevação a cidade faz parte do manifesto eleitoral do CDS/PP e Acílio Gala (presidente da câmara com mandato suspenso), deputado na Assembleia da República, já fez questão de afirmar que “cumprirá a promessa”. Quanto à criação dos novos territórios administrativos não é bem vista pelos presidentes das juntas de freguesia envolvidas.
“Importante é não ter necessidades”
Para o social democrata Manuel Nunes “é imprescindível avançar com uma reforma, que passará pela criação de três novas freguesias”, duas das quais surgirão na vila de Oiã, compostas pelos lugares do Silveiro, Perrães, Giesta, e Rego, e a outra pelos lugares da Silveira, Malhapão e Pedreira. A terceira freguesia surgiria em Oliveira do Bairro, a partir da união dos lugares de Vila Verde, Camarnal, Monte Longo e Serena.
Manuel Nunes confessou que não é o único a defender esta ideia, pois “são muitas as pessoas que defendem tal divisão, até como forma de tornar Oliveira do Bairro num concelho muito mais ambicioso”.
Manuel Nunes reforça que é importante que as populações saibam defender esta ideia e que lutem pela criação. “Oliveira do Bairro tem que ser, acima de tudo, um grande concelho”, disse Manuel Nunes.
“Uma boa oportunidade para sair pela porta da frente”
Para esta reforma chegar a bom termo, o deputado social democrata conta com Acílío Gala, número dois do CDS/PP, que assumiu funções, na penúltima sexta-feira, de deputado na Assembleia da República. “Acílio Gala só sairá pela porta da frente se conseguir elevar Oliveira do Bairro a cidade no final desta legislatura. Esta é uma boa oportunidade”, disse Manuel Nunes.
Entretanto, Acílio Gala confirmou ao JB que é uma situação que faz parte do seu manifesto eleitoral e que fará intenção de cumprir, justificando que “aquilo que me preocupa é que, acima de tudo, Oliveira do Bairro não tenha necessidades”, pois “a questão de Oliveira do Bairro ser uma cidade certamente virá com o tempo. Esta é uma das situações que me faz permanecer na Assembleia da República (AR)”, refere, salientando que “ao longo deste ano, que vou comparecer na AR, defenderei os interesses do meu concelho, como respeitarei a promessa que fiz ao meu eleitorado de continuar o meu mandato para o qual fui eleito”.
Dinis Bartolomeu
Presidente da Junta de Freguesia de Oiã
“Não vejo com bons olhos esta situação, apesar de saber que esta é já uma velha aspiração de alguns lugares da freguesia. Mas, enquanto for presidente, não vou tomar nenhuma atitude. O povo pode querer uma situação destas e a câmara, mas não eu. Esta é uma atitude política”.
Alberto Ferreira
Presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro
“Não vejo viabilidade neste projecto, apenas ficaríamos com as freguesias mais pequenas e com os orçamentos ainda mais reduzidos. Defendo que as freguesias existentes é que deviam ser reestruturadas de forma a não existirem diferenças tão grandes entre elas. É muito difícil de imaginar que esta situação pudesse vir a ser realidade”.
Victor Oliveira
Presidente da Câmara em exercício
“Esta é uma atitude que as populações deverão tomar. É necessário saber se legalmente isso é possível, assim como verificar quais são os benefícios e quais são os prejuízos da criação destes novos espaços. Mas será sempre uma atitude a ser tomada pela população e não por nós”.
(17 Abr / 17:02) Diário de Aveiro |
|
|
|