AVEIRO: COMERCIANTES ELEGEM OVOS MOLES COMO A PRINCIPAL IMAGEM DE MARCA DE AVEIRO.

Os ovos moles são a principal imagem de marca de Aveiro. Na leitura dos comerciantes da cidade ouvidos num inquérito do IPAM a propósito da atratividade, notoriedade espontânea e características dos habitantes, os ovos-moles suplantam a ria, os moliceiros e as salinas.

As conclusões demonstram que, para os inquiridos, o facto de Aveiro ser uma cidade tecnologicamente avançada, ter prestígio, mão-de-obra qualificada e preços competitivos são os fatores que mais potenciam a atração de turistas, residentes, empresas e mão-de-obra.

Já no que se refere à notoriedade espontânea, para os comerciantes locais, a cidade da ria é, antes de mais, associada a ovos moles (49 por cento dos inquiridos), sendo que só depois surge a referência à ria (28 por cento), aos moliceiros (13 por cento) e às salinas (11 por cento).

No que respeita à avaliação das características dos aveirenses, a maioria dos inquiridos concordam relativamente ao facto de os habitantes da cidade serem amigáveis e agradáveis no trato (81 por cento), criativos (75 por cento), bem-educados (76 por cento), trabalhadores (79 por cento) e possuidores de qualificações (67 por cento).

Desenvolvido por alunos da licenciatura em Gestão de Marketing do IPAM Aveiro, o estudo baseia-se num inquérito presencial, realizado em meados de Janeiro, junto de profissionais do comércio de mais de uma centena de lojas de Aveiro.

Dos inquiridos, 59 por cento são do sexo feminino e 41 por cento do sexo masculino, com uma maior concentração da faixa etária dos 41 aos 50 anos.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt