Os deputados do PSD e do/CDS-PP eleitos por Aveiro apresentaram um projeto de resolução que recomenda ao Governo a implementação de um Plano Estratégico do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que assente numa lógica tripolar e de complementaridade entre as três unidades (Águeda, Aveiro e Estarreja).
Os grupos parlamentares defendem um plano “que garanta a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, mas também, e, sobretudo, garanta e promova uma maior qualidade e segurança dos cuidados prestados à população”.
Propondo que a sua elaboração envolva os municípios de Aveiro, Águeda e Estarreja e a Comunidade Intermunicipal da região de Aveiro, o projeto de resolução preconiza “que o desenho final que cada uma das unidades irá ter após a implementação do Plano, obedeça aos princípios da racionalização de recursos, da não duplicação de serviços, da melhoria contínua da prestação de cuidados de saúde, e aposte na diversificação da oferta”.
As mudanças na estrutura de serviços de saúde obedeceram a uma lógica de racionalização de recursos que, segundo os partidos, não resultou.
“Alterações que revelam, de certa, forma uma centralidade de serviços no hospital de Aveiro, sem que este tenha capacidade física ou humana para dar resposta ao correspondente acréscimo de serviço que daí resultou”.
Para os deputados aveirenses do PSD e do CDS-PP, “é de primordial importância que em Águeda, Aveiro e Estarreja sejam implementadas reformas e medidas que conduzam a uma interação complementar e sinérgica das três unidades, potenciando centros de elevada qualidade técnica em diversas especialidades e, sobretudo, garanta e promova uma maior qualidade e segurança dos cuidados prestados à população”. Diário de Aveiro |