FERNANDO PESSA - HOMENAGEM EM AVEIRO |
---|
| |
Fernando Pessa
Homenagem em Aveiro com placa na casa onde nasceu
Dezenas de pessoas homenagearam hoje em Aveiro o jornalista Fernando Pessa, no dia em que faz cem anos, com o descerrar de uma placa alusiva na casa onde nasceu.
A iniciativa coube à Irmandade de Santa Joana (de que Fernando Pessa é membro honorário) que, desta forma, pretendeu homenagear o «cultor da arte radiofónica e televisiva do bem falar«, como refere a inscrição na placa que, agora, se encontra afixada no n/o 61 da Rua do Carmo.«É uma homenagem justa e oportuna«, considerou o presidente da Câmara de Aveiro, Alberto Souto de Miranda, salientando que o decano dos jornalistas portugueses «notabilizou-se pela sua elegância na forma de dizer as críticas e cativando a simpatia de todos os portugueses«.
Ainda segundo Alberto Souto, a autarquia está a ponderar atribuir ao jornalista a medalha de mérito municipal.
Durante a manhã foi apresentado o prémio de jornalismo «Fernando Pessa«, instituído pela Câmara de Aveiro e Lions Clube local, de que é também sócio-honorário.
«Trata-se de uma oportunidade única de ressalvarmos esta efeméride«, disse à Agência Lusa, José Fernandes da direcção do Lions Clube de Aveiro, acrescentando que Fernando Pessa é um caso «ímpar« no movimento lionístico. «É considerado o sócio português mais antigo e um dos mais antigos a nível mundial«, justificou.
José Fernandes referiu-se ainda à doença súbita do jornalista, que está internado desde 25 de Março no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, com uma broncopneumonia.
«Em Outubro próximo, na altura da entrega do prémio, esperamos fazer a homenagem que neste momento nos foi possível fazer«, afirmou.
Também hoje, Fernando Pessa é homenageado em Santa Maria da Feira, no acto constitutivo da Confraria da Fogaça (doce típico local), de que é o sócio-fundador n/o 1.
A sessão terá início, pelas 19:30, com o descerramento da placa inaugural da «Sala Fernando Pessa«, na sede do Orfeão da Feira, seguindo-se a inauguração da exposição de fotografia «Fernando Pessa em Santa Maria da Feira«.
Segundo a autarquia, as «fortes« ligações a Santa Maria da Feira e o apreço que sempre demonstrou pela Fogaça e pela preservação deste pão doce tradicional motivaram esta homenagem e a escolha do jornalista para primeiro sócio fundador da Confraria.
(15 Abr / 16:15)
Lusa
Diário de Aveiro |
|
|
|