A criação de um plano florestal, “que privilegie as espécies autóctones e controle a produção de eucaliptos”, foi uma das visões para o futuro saída da mais recente edição das “Jornadas Técnicas para o Desenvolvimento Local” da ADRITEM (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria), que, desta feita, perspectivou o futuro dos territórios da União de freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail.
Realizada na passada quarta-feira, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, na cidade de Oliveira de Azeméis, a sessão, tal como as outras duas já realizadas, apontou prioridades para o espaço temporal que vai até 2020 e que coincide com a valência do novo quadro comunitário de apoio, o “Portugal 2020”.
A “limpeza dos rios”, desde as nascentes, com consequente “monitorização”, foi a outra conclusão do painel dedicado à “Agricultura, Ambiente e Recursos Naturais”. Foi ainda vincada a importância de envolver as famílias e as empresas no combate pela preservação das riquezas naturais.
Diário de Aveiro |