O Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar de Ílhavo (CIEMAR) celebra 2 anos de actividade. No próximo dia 29 haverá uma sessão comemorativa, às 17h30, com o lançamento do Boletim do CIEMar-Ílhavo, lançamento da 2.ª edição do Prémio de Estudos em Cultura do Mar Octávio Lixa Filgueiras e apresentação da exposição multimédia “Barcos de Portugal”.
A partir das 18h30 será exibido o documentário “A Campanha do Creoula” com a presença do realizador André Valentim Almeida.
O CIEMar-Ílhavo é uma subunidade do Museu Marítimo de Ílhavo dedicado a desempenhar uma missão de investigação científico-cultural que tem como principais objetivos alimentar e renovar o projeto cultural do Museu.
Trata-se de uma unidade de investigação nas áreas de História Marítima, Antropologia Marítima, Geografia Marítima e investigação pluridisciplinar sobre conteúdos e patrimónios materiais e imateriais representados no MMI; arquivo de temática marítima; unidade de educação informal e incubadora de Empresas da Região de Aveiro.
Instalado no edifício que resulta da ampliação e remodelação do antigo Externato de Ílhavo/Escola Preparatória (projeto de autoria de Filipe Costa e João Almeida, da JAFC Arquitectos), junto ao MMI, o CIEMar-Ílhavo foi imaginado como uma estrutura aberta a uma vasta comunidade de públicos e ao estabelecimento de sinergias com diversas instituições e agentes de cultura e conhecimento, nomeadamente em articulação com Universidades e centros de investigação de reconhecida competência na área marítima. Diário de Aveiro |