AGUINENSE JÁ ESTÁ NA PRIMEIRA |
---|
| |
Visto da Bancada
Aguinense já está na Primeira
Manuel Zappa
zappa@oninet.pt
Uma das notas de maior destaque dos campeonatos distritais da AFA vai para a subida de divisão do Aguinense que, após a goleada ao Moitense e com a particularidade de ainda não ter sofrido qualquer derrota, garantiu um lugar na próxima época entre os grandes da 1ª Divisão. No escalão principal, o Fiães também garantiu a subida aos nacionais, existindo uma vaga para diversos concorrentes.
O Pampilhosa, actual segundo classificado e para já melhor colocado para sonhar com tal desiderato, deixou-se perder em casa diante do Mourisquense, factor que foi aproveitado pelo Mealhada e LAAC, que venceram Pinheirense (fora) e Rio Meão, respectivamente, reduzindo para três pontos a vantagem dos ferroviários.
Quem não aproveitou, aliás como era mais ou menos previsível foi o Alba, que não passou em Fiães, mas que continua na corrida, assim como os Pilatos da Mourisca.
Na parte baixa da tabela, Fermentelos e Oiã deram um novo ânimo aos seus objectivos, principalmente o segundo, pois foi vencer ao campo de Pessegueirense, que ficou ainda mais em maus lençóis, ao passo que os Pimpões não tiveram dificuldade em eliminar o Bustos, há muito com o seu destino traçado.
A jornada 30 oferece-nos um jogo escaldante, o Mourisquense-LAAC, dado que se trata de um derby concelhio e com a particularidade de estarem ambos separados por um escasso ponto e com as luzes da ribalta no horizonte.
Aparentemente e apenas e só isso, na medida em que está provado que as surpresas acontecem de um momento para o outro, Pampilhosa, Mealhada e Alba são favoritos nas pelejas com Oiã - no campo da Marinha –, Pessegueirense e Pinheirense, respectivamente, contudo, muita atenção ao comportamento e à motivação que os oianenses vão colocar em campo num jogo com um dos candidatos à subida.
O Bustos irá fazer da sua dignidade o seu ponto de honra para tentar fazer o melhor possível diante do ilustre Fiães, enquanto o Fermentelos não irá encontrar uma pêra doce em Paços de Brandão, o que, em caso de derrota, poderá agravar as suas contas no que respeita à manutenção.
II DIVISÃO
Com uma carreira irrepreensível, o Aguinense somou mais uma goleada ao seu grande pecúlio, o que lhe valeu a subida de divisão.
Atrás de si e lutando pelos mesmos objectivos, encontram-se NEGE e Calvão, que não tiveram problemas para ultrapassar FIDEC e Águas Boas, com os bairradinos a sofrerem mais uma derrota em casa.
O Covão do Lobo, frente ao Paradela, também cumpriu a sua obrigação, ao contrário do Luso, que foi goleado no Requeixo.
Cada vez mais último encontra-se o VN Monsarros, que foi perder à Oliveirinha e viu o seu vizinho Carqueijo golear a BARC.
Na próxima ronda, o Aguinense vai de abalada até Paradela, onde o cerne da questão é saber quem conseguirá derrotar o líder. Acreditamos que ainda não será desta.
O NEGE e o Calvão irão ter pela frente adversários complicados. O primeiro desloca-se ao Luso, enquanto os vaguenses jogam em casa com o tranquilo Requeixo. Quem tiver maiores argumentos poderá chamar a si o triunfo.
O Covão do Lobo deverá passar em Alquerubim, uma proeza que o Moitense também gostaria de ver na recepção à BARC, dado que a tranquilidade dos da Borralha poderá ser um entrave para as aspirações dos da Moita.
E se de aflito se trata, um pouco ao lado, em VN Monsarros, os locais irão medir forças com o Águas Boas que está um tudo nada melhor. Jogo dramático para ambos.
III DIVISÃO
Na frente nada de novo. Antes e Famalicão empataram os seus respectivos jogos, em Casal Comba e Amoreira da Gândara, deixando tudo como estava, reforçando inclusive a sua posição, dado que Vista Alegre e CRAC perderam na Mamarrosa e Recardães, enquanto logo a seguir, entenda-se na classificação, Samel e Couvelha repartiram os pontos, num derby com quatro golos.
Com uma caminhada excelente nos últimos jogos, o Mogofores brindou os seus adeptos com mais uma vitória, sendo a vítima o Troviscalense, que agora recebe o Antes, num jogo tremendamente complicado.
O Famalicão poderá regressar às vitórias na recepção ao Recardães, tal como o Vista Alegre sobre o Gafanha D’ Aquém.
Mais problemática será a vida da CRAC diante do Samel, enquanto o Couvelha poderá ser o grande beneficiado caso vença o Mamarrosa.
Por último, o Amoreirense vai tentar contrariar algum do favoritismo que pertence ao Casal Comba, não só por estar melhor posicionado, como também por jogar em casa.
(9 Abr / 10:14) Diário de Aveiro |
|
|
|