A Câmara Municipal de Vagos estabeleceu uma parceria com a EDP Distribuição para a instalação de luminárias de iluminação pública com tecnologia LED nalgumas ruas da Vila de Vagos. É uma aposta em medidas de redução de consumos de energia elétrica e aumento de eficiência energética nas instalações públicas.
Além de permitirem uma poupança no consumo que ronda os 70% (emitindo a mesma quantidade de luz que uma lâmpada normal), esta nova tecnologia melhora a acuidade visual, reforçando a segurança rodoviária e das pessoas em caminhos públicos.
As lâmpadas LED, que funcionam com um pequeno chip que emite luz quando atravessado por energia eléctrica, são também muito mais resistentes, durando cerca de 50 mil horas em média, cinco a oito vezes mais do que as tradicionais, o que permite reduzir o custo de manutenção.
As primeiras luminárias já se encontram aplicadas, na Rua dos Bombeiros Voluntários de Vagos e Rua da Saudade, têm uma potência de 42 Watt e vão substituir armaduras equipadas com lâmpadas de 150 Watt, pelo que se estima, só nestas ruas, uma redução de consumo anual na ordem dos 6700 kWh, que se traduz no retorno do investimento em cerca de 1 ano. Diário de Aveiro |