Os estudantes do Ensino Básico e Secundário agendaram para esta quinta-feira um Dia Nacional de Luta. Dizem que o dia vai servir para denunciar “todos os ataques feitos ao ensino público por parte deste governo PSD/CDS-PP”, e reivindicando, deste modo, “mais financiamento para a educação”.
Este Dia Nacional de Luta parte do apelo feito aos estudantes, para que nas suas escolas e nas ruas lutassem pelo direito a estudar numa escola pública, gratuita e de qualidade.
O apelo foi lançado pela Associação de Estudantes da Escola Secundária Santa Maria (Sintra) e António Sérgio (Gaia) e conta atualmente com a subscrição de 90 Associações de Estudantes de vários pontos do país.
Em Aveiro, na Escola Secundária José Estêvão, há um “Apitão” pela Escola Pública, à porta da escola, logo à abertura de portões (8 horas).
Os dinamizadores dizem que o ensino enfrenta, com a aprovação do OE14, um corte de 500 milhões de euros, acrescentando aos 2 mil milhões cortados nos últimos 4 anos numa tendência que “põe em causa a qualidade” da educação.
“São cada vez mais as escolas degradadas, ou com obras paradas, turmas que chegam a ter 30 alunos, devido à falta de professores e falta de funcionários, que impossibilita o bom funcionamento dos serviços escolares”. Diário de Aveiro |