Hoje mesmo, ou o mais tardar amanhã, deverá sair do Porto de Aveiro a primeira de duas gruas de grandes dimensões, que têm como destino o porto francês de Sète. Cada um destes dois guindastes portuários pesa 630 toneladas e levaram cerca de nove meses a serem montados. O seu transporte é feito individualmente num navio de 165 metros de comprimento e 32 metros de largura - que depois de transportar a primeira destas gruas regressa a Aveiro para repetir a viagem até ao porto de Sète.
Segundo relatou ao Diário de Aveiro Anabela Nunes de Almeida, da empresa de engenharia responsável pela construção e montagem destas duas estruturas de grandes dimensões (Eurocrane) prevê-se que, depois do transporte desta primeira grua, a viagem da segunda estrutura “ocorra por volta do próximo dia 20”.
Para trás, fica uma operação morosa e delicada, iniciada em Julho do ano passado. “Começámos, nessa altura, a montar estas duas estruturas aqui mesmo no Porto de Aveiro”, referiu a técnica da empresa Eurocrane.
Diário de Aveiro |