O Instituto Duarte de Lemos, da Trofa, Águeda, recebeu nas suas instalações os agentes da Escola Segura para promover uma ação de sensibilização e esclarecimento sobre o Bullying e o Cyberbullying.
A escola diz que pretende prevenir e combater o problema e convidou o Cabo Chefe Almeida e o Agente Luís Baeta, da Escola Segura, para uma exposição verbal, onde orientaram os alunos e lembraram para a importância do respeito ao próximo, assim como os cuidados a ter para um uso mais correto das potencialidades que a internet e as novas tecnologias de informação e comunicação oferecem.
As ações de formação tiveram lugar na “Ludoteca” do Instituto Duarte de Lemos durante os dois dias, sendo que todos os alunos dos 7ºs e 8ºs anos estiveram presentes numa conferência onde foram abordadas as características e principais consequências do Bullying e Cyberbullying.
Os Agentes iniciaram a palestra explicando qual a definição de bullying e apresentaram situações que ajudam a identificar este problema. Além disso, dissecaram termos e denominações próprias menos comuns e explicaram alguns sinais de alerta a que é necessário prestar atenção.
Foram expostos exemplos reais que demonstram o drama do bullying e do cyberbullying. Abordaram também as consequências tanto para o “bullied” (vitima) como para o “bully” (agressor) e concluíram, antes da sessão de esclarecimento de dúvidas, com jogos de palavras e perguntas sobre a temática, onde todos os alunos participaram ativamente. Diário de Aveiro |