O Partido Socialista de Ílhavo assume que “é importante e urgente que se apure definitivamente a dimensão dos prejuízos que a actividade portuária causa na qualidade de vida dos habitantes da Gafanha da Nazaré”.
Na reacção à entrega do abaixo-assinado dinamizado por habitantes da freguesia, o Presidente do Partido Socialista de Ílhavo, Sérgio Manuel Lopes (na foto), e o líder do Grupo do PS na Assembleia de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Modesto Santos, reuniram com os promotores do abaixo-assinado sobre a “Má Qualidade do Ar na Gafanha da Nazaré”.
O abaixo-assinado já terá sido entregue ao Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo e desse documento terá sido dado conhecimento ao Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, à Administração do Porto de Aveiro, ao Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e ao Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente.
O documento, subscrito por cerca de 1000 habitantes da Gafanha da Nazaré, sustenta que a actividade desenvolvida no Porto de Aveiro prejudica a qualidade do ar e consequentemente a saúde e a qualidade de vida dos habitantes da freguesia, devido ao parqueamento e transporte de materiais alegadamente prejudiciais à qualidade do ar.
Conhecedor da importância da actividade do Porto de Aveiro para a economia do concelho, da região e do país, o PS defende uma solução de “equilíbrio” entre a actividade comercial e a qualidade de vida dos habitantes da Gafanha da Nazaré.
Em jeito de sugestão, o Partido Socialista de Ílhavo apela às autarquias locais (Câmara e Junta de Freguesia) para que articulem com a Administração do Porto de Aveiro e as demais entidades competentes “uma resposta cabal às preocupações manifestadas pelos habitantes da Gafanha da Nazaré e, se necessário for, que garantam a existência de medidas resolutivas de eventuais problemas existentes que prejudiquem a qualidade do ar, a saúde e a qualidade de vida das pessoas na Gafanha da Nazaré”. Diário de Aveiro |