MUNICÍPIO VAI CONTRAIR EMPRÉSTIMO NO VALOR DE CINCO MILHÕES DE EUROS |
---|
| |
Anadia
Município vai contrair empréstimo no valor de cinco milhões de euros
O executivo anadiense deliberou, por unanimidade, aprovar a contratação de um empréstimo no montante de cinco milhões de euros (superior a 100 mil contos). A proposta, aprovada em reunião de executivo, realizada no passado dia 13 de Março, irá agora ser remetida à Assembleia Municipal para respectiva aprovação.
A proposta, relativa à contratação do empréstimo, partiu do edil anadiense, Litério Marques que avançou com a necessidade de contrair este empréstimo, tendo como objectivo “apoiar as diversas obras do PPI (Plano Plurianual de Investimento)”. Um empréstimo que, de resto, irá “permitir uma situação financeira estável, podendo eventualmente nem ser necessário utilizá-lo na totalidade”, destacou o autarca, salientando ainda que parte da verba poderá, eventualmente, ser utilizada “na realização de obras de saneamento, uma vez que ainda há muitos lugares do concelho onde não existe saneamento básico”, podendo assim algumas dessas obras ser realizadas no âmbito desse empréstimo.
A corroborar esta opinião esteve a vereadora Teresa Cardoso, que não deixou de considerar que, “esta pretensão irá facilitar a obtenção de mais fundos comunitários”, já que, segundo a própria, “a experiência tem dito que é preciso investir para depois obter a aprovação de candidaturas aos Fundos Comunitários e, por conseguinte, a respectiva comparticipação”. Tanto mais, adiantaria ainda, “que ultimamente se tem verificado que os empreiteiros, bem como os fornecedores, têm a certeza que estão a investir num concelho que lhes dá segurança”, situação que “para além de lhes dar segurança, é muito importante, advindo daí grandes vantagens para o município”.
Da mesma opinião, o vereador António Francisco Ferreira para quem a primeira impressão sobre o empréstimo “foi um pouco assustadora face ao elevado montante em causa”, acabou por concordar com a contratação do mesmo, louvando a iniciativa, alertando mesmo que “para se recorrer aos Fundos Comunitários, é preciso avançar com as obras”.
Também os vereadores Jorge Sampaio, Orlando Simões, José Manuel Ribeiro e Aníbal Ferreira concordaram com a proposta apresentada pelo edil anadiense, sublinhando Aníbal Ferreira que “apesar de estar eminente um período de recessão económica, é preciso andar para a frente”.
(28 Mar / 10:34)
C.C
Diário de Aveiro |
|
|
|