A escritura pública foi rubricada a semana passada, no Cartório Notarial de Águeda, constituída por 30 associados de todos os oito concelhos da região da Bairrada, nomeadamente Aveiro, Águeda, Anadia, Oliveira do Bairro, Mealhada, Cantanhede, Vagos e Coimbra. Chama-se Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha e a sede vai ser em Oliveira do Bairro. O primeiro Capítulo, esse está agendado para o próximo dia 5 de Abril.
A génese desta nova Confraria aconteceu na festa gastronómica do leitão de Águeda, em 2012, altura em que Joaquim Almeida, há longos anos ligado ao movimento confrádico, lançou a semente, que foi acolhida pelo grupo de amigos Emília Abrantes, Carlos Pinheiro, Victor Pinto e Miguel Roque Bouça, todos moradores na Bairrada, tendo logo decidido que iriam avançar com a constituição da confraria, tendo decidido de imediato que teria de ser verdadeiramente abrangente da Bairrada.
Para ir ao encontro do propósito assumido pelos impulsionadores foram incluídos na lista de fundadores representantes de todos os oito concelhos da Região da Bairrada, totalizando 30 associados fundadores.
Preservar, promover e divulgar os genuínos rojões da Bairrada e toda a gastronomia e cultura gastronómica desta região é o objectivo central da nova confraria.
Diário de Aveiro |