“Os Verdes” querem manter os Hospitais Visconde de Salreu (Estarreja) e Distrital de Águeda. Os deputados do Partido Ecologista entregaram na Assembleia da República um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo a manutenção e o “adequado funcionamento” do Hospital Visconde de Salreu (Estarreja) e do Hospital Distrital de Águeda, assim como o restabelecimento dos serviços e valências retirados destes hospitais após a criação do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.
A criação do Centro Hospitalar do Baixo Vouga acabou por promover “uma redução acentuada de valências nos polos de saúde de Águeda e de Estarreja”, e “o desmantelar dos seus serviços de referência”, a Unidade de Cirurgia de Ambulatório, em Estarreja, e de Ortopedia, em Águeda.
Segundo o PEV, “verifica-se até, no Serviço de Urgência Básica do Hospital de Águeda, a rutura de recursos humanos, tendo a administração do CHBV recorrido a profissionais subcontratados através de empresas prestadoras de serviços”.
Em defesa do serviço nacional de saúde, os deputados esperam ver o debate ser concretizado na quarta-feira no âmbito do debate da moção em defesa do Hospital de Águeda. Diário de Aveiro |