A Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro (ADERAV) congratula-se com a classificação de uma fileira de três edifícios na Av. Dr. Lourenço Peixinho como conjunto de interesse público e espera que a decisão se converta num “mecanismo de protecção e valorização” dos imóveis e da sua zona envolvente.
“Esperamos que a classificação deste conjunto edificado possa valorizar o espaço nobre que a Avenida já foi e que desejamos volte a ser na vida económica, social e cultural da cidade de Aveiro”, refere a direcção da instituição.
A ADERAV desafia os proprietários particulares dos edifícios e as instituições públicas com a tutela do património a assegurarem a “preservação, valorização e reabilitação” dos imóveis classificados, “mantendo a sua integridade e originalidade”.
A associação presidida por Lauro Marques deseja ainda que a classificação seja “um motor para a salvaguarda e valorização de outros edifícios ou conjuntos arquitectónicos” na principal avenida da cidade e noutros locais da região.
Diário de Aveiro |