ÁGUA: SEGUNDA FASE DA OBRA DE EXPANSÃO DO SISTEMA REGIONAL DO CARVOEIRO ESTÁ EM MARCHA.

A segunda fase da obra de expansão do Sistema Regional do Carvoeiro (SRC) está em marcha.

Depois de confirmado, no final do ano passado, o alargamento da Associação de Municípios do Carvoeiro-Vouga a oito autarquias com as inclusões de Oliveira do Bairro e Vagos, há condições para fazer avançar a obra de expansão do SRC que vai garantir a capacidade de fornecimento de água "em quantidade necessária e qualidade desejada".

O investimento de cerca de 30 milhões de euros resulta de um co-financiamento do QREN/POVT de cerca de 17 milhões de euros, do financiamento das Águas do Vouga na ordem dos 42,7 por cento e da Associação de Municípios do Carvoeiro na casa de 1,8 por cento.

Marcos Ré, que preside ao Conselho Directivo da Associação de Municípios do 'Carvoeiro Vouga', diz que as obras no Concelho de Ílhavo "são profundas" mas garantem modernização da rede permitindo "melhorar o fornecimento à zona sul do Concelho e às praias". Em causa está a instalação de uma nova conduta adutora que atravessa o Concelho e cuja obra está na zona da Légua e na área do mercado de Ílhavo. Um atravessamento problemático que o também Vereador da Câmara de Ílhavo espera ver concretizado sem sobressaltos. "Este 'novo' sistema permite-nos, no futuro, ter a capacidade de responder positivamente às exigências e necessidades com uma gestão da água muito cuidada e estratégica".

O sistema vai servir 360 mil habitantes, reforça os caudais e garante reservas importantes para o futuro da região.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt