AVEIRO: CÂMARA E JUNTAS EM RELAÇÃO PRÓXIMA COM AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS.

O Executivo Municipal de Aveiro aprovou, ontem, a representação da Autarquia nos Conselhos Gerais dos sete Agrupamentos de Escolas. Essa representação, segundo nota explicativa, “assumirá uma dimensão marcadamente técnica”, apostando Câmara e Juntas “numa relação regular e direta entre os responsáveis executivos dando seguimento aos assuntos relevantes para a gestão da Educação”.

A estrutura liderada por Ribau Esteves adianta que essa ligação será exercida por dois Grupos de Trabalho onde será feita a preparação dos Conselhos Gerais, os trabalhos da reforma da Carta Educativa, o debate sobre o desenho geográfico dos Agrupamentos, entre outros temas. Neste grupo integram-se o Presidente da Câmara (responsável na CMA pela Educação) e os Diretores dos Agrupamentos e, no segundo grupo, com representação do Presidente da Câmara e dos Presidentes das Juntas de Freguesia.

A Câmara explica que a reorganização Administrativa do Território com a agregação de Freguesias, e a reorganização dos Agrupamentos de Escola, tem provocado um desfasamento territorial entre ambos, constituindo-se Agrupamentos com implantação em mais do que uma Freguesia, existindo sete Agrupamentos e dez Juntas de Freguesia.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt