MURTOSA: AUTARQUIA VAI INVESTIR 580 MIL EUROS EM REABILITAÇÃO URBANA NA TORREIRA.

A Câmara da Murtosa abriu concurso público de uma empreitada de reabilitação urbana numa série de áreas do núcleo urbano da Torreira. A empreitada, orçada em mais de 580 mil euros, contemplará a conclusão da Avenida Dr. João Carlos Vaz da Cunha, estabelecendo a ligação entre a Rua Prof. Firmino Aresta e a Avenida Hintze Ribeiro.

Para além da construção do arruamento, este corredor será dotado de ciclovias e zonas pedonais, bem como de infraestruturas de iluminação pública.

Também a Rua dos Mercanteis será alvo de intervenção, alterando-se o perfil transversal existente por forma a que se adicione aos usos atuais (estacionamento e zonas pedonais) um corredor ciclável.

No eixo da Avenida dos Descobrimentos e Rua do Marinheiros, a intervenção incide sobre a qualificação das áreas pedonais e das áreas de estacionamento automóvel, criando-se, também, um corredor ciclável ao longo de toda a sua extensão, estabelecendo, desta forma, a ligação entre as zonas pedonais das Praça da Varina e a ciclovia da marginal da Ria.

A Rua 1º de Novembro também será objeto de intervenção, nomeadamente através da alteração do seu perfil transversal, no troço compreendido entre a Rua Maria Augusta da Cruz Barbosa e a Rua António Vieira Pinto, com a criação de zonas de estacionamento automóvel e de zonas pedonais.

Um velho anseio dos residentes na Rua das Areias será também considerado nesta intervenção através da criação do parque de estacionamento do Largo das Areias e do estabelecimento, a partir desse largo, aos prédios confiantes, de uma acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.

Por fim, a Rua Maria Augusta da Cruz Barbosa, no troço compreendido entre a Rua 1º de Novembro e a Rua Henrique José Tavares Júnior, será reperfilado, criando-se as condições necessárias para o estacionamento automóvel e para a circulação pedonal.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt