LOJA DO CIDADÃO «HIPERMERCADO DE BUROCRACIA« |
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Aveiro/Loja do Cidadão
«hipermercado de burocracia«, com cultura e simpatia
Só um em cada duzentos utilizadores da Loja do Cidadão de Aveiro (LCA) revela insatisfação com o atendimento, num «hipermercado da burocracia« onde o preço do serviço inclui brindes culturais e muita simpatia.
O elevado grau de satisfação (99,5 por cento) pelo serviço é revelado num inquérito junto dos utentes, informou hoje o gerente da loja, João Teles.
Contando agora com mais um atendimento - o do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras -, a LCA foi elogiada pelo secretário de Estado da Administração Pública, Alexandre Rosa, devido à sua «dinâmica e criatividade«.
Para João Teles, a afirmação do governante pode ser interpretada como um elogio ao lançamento de um guia do utente, «uma novidade nacional, com todas as indicações sobre os serviços prestados«.
Ou, simplesmente, «porque a LCA se lembra de oferecer uma flor às senhoras no Dia da Mulher ou corações de chocolate no Dia dos Namorados«, sugere.
Alexandre Rosa elogiou também a LCA por ter «um entrelaçamento perfeito com a comunidade«, não se limitando a prestar serviços, mas desenvolvendo também iniciativas didácticas e culturais.
«De facto, procuramos não ser apenas um hipermercado da burocracia, nem algo de parecido com a antiga Função Pública, cinzenta e apagada«, comentou o gerente da loja.
«Por isso dinamizamos culturalmente a loja e, neste momento, já temos o calendário de actividades para este ano completamente cheio«, explicou.
Por estes dias, a LCA está literalmente inundada de espantalhos cedidos por uma organização de Macinhata da Seixa, Oliveira de Azeméis.
A localidade, que se propôs entrar no «Guiness«, mobiliza todos os anos os seus 1.500 habitantes para a construção de pelo menos um milhar de espantalhos, que depois são distribuídos pelas artérias locais.
Gigantones e cabeçudos emprestados pela Fundação do Carnaval de Ovar também já «passaram« pela LCA e os próximos grandes momentos de animação serão os festejos dos santos populares.
A LCA disponibiliza ainda espaços aos municípios da região para mostrarem o seu artesanato e fazerem a sua promoção, tudo na perspectiva de fazer esquecer os complicados ditames da burocracia e de aliviar o «stress« aos funcionários que com ele ali lidam.
«Queremos que os funcionários não percam a simpatia que os caracteriza e que fez o sucesso da LCA«, aduziu o gerente da loja.
Calcula-se que sete milhões de portugueses já procuraram a rede nacional de lojas do cidadão e deste total 865.673 pessoas preferiram a de Aveiro, que abriu a 04 de Dezembro de 2000, um ano depois da primeira do país (Lisboa).
Em quase ano e meio de actividade, a LCA registou apenas 27 reclamações escritas, 11 das quais reportadas a um único balcão, o da Electricidade de Portugal (EDP), asseverou João Teles.
Trata-se, contudo, do balcão que mais atendimentos fez, 126.726, quase o dobro da Caixa Geral de Depósitos (70.326), o segundo mais solicitado.
Embora ocupe um lugar mediano no «top« da LCA (17.092 atendimentos), a loja do Governo Civil é das mais populares, contribuindo «decisivamente« para que Aveiro seja o distrito que mais passaportes emite, admitiu a fonte.
Em postos de atendimento similares de outros governos civis só pode ser registado o pedido de passaporte, sendo a sua emissão concretizada posteriormente na sede da representação estatal, mas neste caso a autonomia do balcão é total.
(16 Mar / 10:05)
Lusa
Diário de Aveiro |
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