IDOSOS COMUNICAM NA INTERNET: 'TENHO MEDO QUE O MEU NETO PERCA O EMPREGO POR ESTAR A FALAR COMIGO NO COMPUTADOR' - NATÉRCIA CARVALHO.

Alunas do 3.º ano do Curso Técnico de Animador Sociocultural da Escola Profissional de Aveiro estão a desenvolver um projecto de ensinamento da utilização das novas tecnologias da comunicação, com 'idosos', no âmbito da Prova de Aptidão Profissional.

O projecto "Ligações Virtuais, Experiências Reias" é trabalhado em parceria como Centro Social e Paroquial de Cacia e a Fundação Casa do Pessoal da Segurança Social e Saúde do Distrito de Aveiro.

Utentes de Lar e Centro de dia aprendem a trabalhar com o Google Earth, Internet Explorer, Prezi, Youtube, Facebook, Hotmail e outras ferramentas.

Natércia Carvalho tem um neto em Madrid. Já consegue trocar correspondência e espera "com ansiedade" por conversar, com recurso ao computador. "Não sabia mexer no computador e, agora, estou muito contente por ter aprendido. Já comuniquei com o meu neto em Madrid. Escrevi no computador e ele respondeu logo, foi surpreendente. Quero aprender mais e falar a vê-lo no Skype mas, tenho medo que ele perca o emprego por estar a falar comigo aqui", disse na Terra Nova.

A rubrica “Quartas às Quatro” consiste na realização de uma videoconferência, via Skype, entre ambas as instituições.

O objectivo final é a concretização de uma exposição no CATEC (Campo Tecnológico da Escola Profissional de Aveiro, situado no Estádio Municipal de Aveiro), onde serão retratadas as diversas profissões que cada cliente desempenhou ao longo da sua vida activa. Este projecto está a ser dinamizado pelas alunas Vanessa Freitas, Tatiana Cirne e Cátia Garrido.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt