INVESTIGADORA COM RAÍZES EM ÁGUEDA GANHA BOLSA DE UM MILHÃO

Foi no âmbito do European Research Council - Consolidator Grant 2013 que, através do Instituo de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa, a investigadora com raízes em Águeda, recebeu um milhão de euros, destinado ao estudo sobre “Género e Direitos Sexuais na Europa”.
O projecto TRANSRIGHTS – “Gender citizenship and sexual rights in Europe: transgender lives from a transnational perspective” (Cidadania de género e direitos sexuais na Europa: vidas transgénero numa perspectiva transnacional), coordenado por Sofia Aboim (ICS-ULisboa) é um projecto que propõe investigar as vidas das pessoas transgénero bem como o aparato institucional que as enquadra em cinco países europeus: Portugal, França, Reino Unido, Holanda e Suécia.
De acordo com a informação do Instituto de Ciências Sociais (ICS), o trabalho incide em três questões centrais. Primeiro, as políticas de género e os direitos sexuais são escrutinados à luz da oposição ancestral entre igualdade e diferença. Segundo, mobilizando uma perspectiva interseccional considera-se a imigração de indivíduos transgénero para a Europa, bem como o seu lugar marginalizado, muitas vezes levando ao trabalho sexual, numa ordem de género que impõe ainda padrões de normalidade assentes num sistema binário (masculino versus feminino). Terceiro, pretende-se identificar as lacunas entre as políticas e os direitos e as categorias realmente mobilizados para a auto-identificação.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt