ESTARREJA: PS CONTRA POLÍTICAS DE GESTÃO CULTURAL DO MUNICÍPIO.

O Presidente da Câmara de Estarreja já repudiou as suspeições sobre a contratação de uma empresa de serviços, na área de consultoria, para o desenvolvimento estratégico e programação cultural do Município e coordenação artística do Cineteatro de Estarreja e do Laboratório de Aprendizagem Criativa.

Com o nome do artista Luís Portugal pelo meio, o PS diz que a empresa contratada tinha mudado o Objecto Social recentemente mas a Câmara repudia a abordagem da oposição e considera que são “suspeições caluniosas que colocam em causa o bom nome quer de Luís Portugal, quer da actual Chefe de Gabinete do Presidente de Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto".

Dupla que tinha trabalho feito no Cineteatro Alba e que vai reencontrar-se no Cineteatro de Estarreja.

O Partido Socialista em Estarreja chama-lhe processo “curioso” e desconfia dos caminhos seguidos pela gestão cultural do Município, afirmando que a Câmara Municipal contratou uma loja de decoração para gerir toda a política cultural do município.

Uma posição tomada depois da celebração de contrato com uma empresa denominada “Detalhes com Encanto – Unipessoal, Lda” cujo parecer prévio vinculativo foi presente à última reunião de Câmara.

"Que currículo tem essa empresa, com quem já trabalhou nesta área", questionou Fernando Mendonça (na foto). "Não me parece que tenha o melhor 'cartão de visita' para poder gerir culturalmente o município. Descobrimos que essa empresa alterou o seu 'Objecto Social' para 'Agenciamento de Artistas', dois dias antes da assinatura do contrato. Isto tem contornos estranhos. Esta empresa 'coloca' o músico Luís Portugal como gestor cultural em Estarreja. Estamos atentos para defender os interesses da população de Estarreja porque é um processo que 'trata' com dinheiros públicos e, estamos em crise", disse na Terra Nova.

Ainda segundo a 'investigação' do PS, a empresa “Detalhes com Encanto” pertence a uma jovem de 20 anos, devidamente identificada, que a adquiriu justamente no dia da tomada de posse dos novos órgãos autárquicos, a 18 de Outubro de 2013.

Segundo fez saber o PS "haverá ligações com Luís Portugal que foi vocalista dos “Jafumega” e que no último mandato assumiu funções de consultor no Cineteatro Alba estando agora referenciado como possível futuro gestor cultural" do Cineteatro de Estarreja.

Os Socialistas associam essa mudança ao facto de Isabel Simões Pinto, atual Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara de Estarreja, ter assumido responsabilidade na divisão de cultura na Câmara de Albergaria com o apoio de Luís Portugal.

"A Câmara assume a sua incompetência para a gestão do município. Assina um contrato avultado com uma empresa cujo Objecto Social era a decoração e mobiliário decorativo (construção de móveis). Se houver aqui outros contornos para além desta situação ridícula, agiremos em conformidade", sublinhou.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt