A primeira fase da participação do Instituto Duarte de Lemos no Programa “Parlamento dos Jovens” 2014, subordinada ao tema “Drogas: evitar e enfrentar as dependências”, desenrolou-se ao longo do corrente mês, e culminou com a eleição dos três deputados e do candidato à Mesa da Sessão Distrital.
O processo eleitoral decorreu de 14 a 22 de janeiro, e envolveu diretamente quarenta e nove alunos, candidatos das quatro listas concorrentes. Momentos altos são sempre o debate entre candidatos das quatro listas, o ato eleitoral, destinado a eleger os 31 deputados à Sessão Escolar e a sessão onde foram eleitos aqueles que serão os representantes do Instituto Duarte de Lemos na Sessão Distrital.
Os resultados apurados ditaram a vitória da Lista V, que obteve 131 votos e 10 deputados, seguida da Lista B, com 60 votos e igualmente 10 deputados, ao passo que as Listas M e X obtiveram 52 e 17 votos, conseguindo eleger respetivamente 9 e 2 deputados.
A Sessão Escolar teve lugar no dia 22 de janeiro, sendo que aí os deputados eleitos discutiram as propostas de cada uma das listas, tendo chegado às três propostas que dão corpo ao Projeto de Recomendação do Instituto Duarte de Lemos.
Promover campanhas de sensibilização/informação nas escolas e outros locais frequentados por jovens que alertem para os riscos da dependência de drogas; reforçar a importância da temática das drogas e da toxicodependência nos programas da disciplina de Ciências Naturais, ao longo de todo o 3º Ciclo e criar unidades locais, no âmbito dos Centros de Saúde, que atuem transversalmente ao nível da prevenção, do encaminhamento para o tratamento, reinserção e acompanhamento de jovens toxicodependentes e ex-toxicodependentes são as ideias apresentadas.
Após a aprovação do Projeto de Recomendação, foram eleitos os três deputados que estarão na Sessão Distrital, tendo sido escolhidos pelos seus pares os alunos Margarida Matos, Francisco Vidal e Patrícia Fernandes, sendo esta última deputada suplente, que embora participe de pleno direito na Sessão Distrital apenas poderá ser eleita para a Sessão Nacional em caso de impedimento de um dos deputados efetivos. Como candidata do Instituto Duarte Lemos à Mesa da Sessão Distrital os deputados elegeram a aluna Patrícia Fernandes. Diário de Aveiro |