ALBERGARIA: ESTUDO ACADÉMICO IDENTIFICA LACUNAS E POTENCIAL DO MUNICÍPIO PARA O TURISMO.

Mais alojamento e ideia para dar nova visibilidade ao Município de Albergaria no seu regresso à vocação de Albergue de peregrinos. A fotografia ao turismo do concelho de Albergaria foi tirada por alunos do IPAM. A Escola de marketing está a desenvolver o plano turístico que visa captar turistas espanhóis e devolver ao concelho estatuto de albergue.

Delfim Bismarck, vice-presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e responsável pelo pelouro do Turismo e da Cultura, diz que estão a aparecer ideias para desenvolver.

“Achei interessantes os projetos não só por serem grupos a diagnosticar a situação mas também a apresentarem potencialidades do concelho. Nalguns casos, os que vivemos aqui, não temos essa visão e são questões interessantes de quem andou por cá uns meses a estudar. Essa visão dá uma informação muito útil”.

Delfim Bismark revela que a falta de unidades de alojamento foi um problema detetado mas, em simultâneo, foram detetadas construção de interesse patrimonial que podem ser recuperadas para esse fim.

“Existem poucas unidades hoteleiras e as que há são familiares. Não há um hotel que Albergue 60 ou 70 pessoas. O que há tem pequeno número de quartos. Foi uma falha detetada. Há casas com interesse arquitetónico abandonadas e com interesse turístico. Há casas do século XIX de famílias burguesas que necessitavam de reabilitação e que podem resultar em oferta turística interessante”.

O trabalho de investigação turística, desenvolvido pelos alunos da unidade curricular de Cultura, Ideologia e Mercado da licenciatura em Gestão de Marketing, sob a coordenação de Pedro Mendes, docente e investigador do IPAM.

José Machado, diretor da escola de Aveiro, diz que é também uma forma de os alunos desenvolverem capacidades. “São avaliados porque aprendem e são avaliados em apresentações como estas. Os avaliadores dão feedback dessa análise”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt