A Câmara de Albergaria-a-Velha aproveitou o aumento de receita do IMI para reduzir a dívida de médio e longo prazo. A variação positiva da receita do Imposto Municipal sobre Imóveis que resulta do processo de avaliação geral da propriedade urbana significou mais 402 mil euros nos cofres da autarquia e a verba foi usada para uma amortização extraordinária no empréstimo que teve como finalidade financiar a requalificação do Cineteatro Alba e a construção do Pavilhão Gimnodesportivo de Angeja.
Ao longo do ano de 2013, a redução total do endividamento de médio e longo prazo saldou-se em 878 426, 13 euros.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, esta amortização vai permitir reduzir os encargos financeiros a partir de 2014.
O autarca salienta, ainda, que a Câmara Municipal vai continuar a estudar várias possibilidades para "reduzir despesas", tais como a racionalização dos custos de funcionamento do Cineteatro Alba, apresentada no Orçamento de 2014.
Em preparação estão, ainda, outros estudos para diminuir as despesas noutros equipamentos, mas António Loureiro frisa que “a preocupação é reduzir nos contextos, e não nas pessoas”. Diário de Aveiro |