Os militantes do PSD interrogam o Primeiro-Ministro sobre a capacidade de recuperar a economia até 2015 como forma de discutir as eleições com o PS mas Passos Coelho diz que a única reposta que pode dar é que o país só tem futuro com o caminho que está a fazer. Esta uma das frases do encontro com militantes na apresentação da moção de estratégia global de recandidatura à liderança do PSD.
“Em sessões como esta, militantes perguntam se acho que vamos ter o tempo necessário para recuperar até às eleições. Não sei. Não sei se vamos ter tempo para recuperar mas sei que só chegaremos a essas eleições com a economia a crescer e o país a recuperar porque não hesitámos em fazer o que era necessário em nome do futuro do país. Em segundo lugar, se estivemos agora a pedir ajuda externa pela segunda vez, então podíamos ter muito tempo à nossa frente mas nenhum futuro”.
O Primeiro-Ministro mostrou esperança em alcançar entendimento com o PS até Abril para fixar limites de despesa do Estado mostrando um país em que todos remam para o mesmo lado. Diz que só assim se vai apresentar credível perante os financiadores estrangeiros.
“Se houver coerência do lado do PS, e espero que haja, então estou convencido que talvez consigamos até abril entendermo-nos quanto ao que deve ser o caminho a seguir nos próximos anos independentemente de cada solução política que um ou outro governo possa adotar. Mas saberemos que estaremos todos a remar para o mesmo lado para enfrentar os financiadores de mercado que só precisam de saber se é muito ou pouco arriscado emprestar dinheiro a Portugal”. Diário de Aveiro |