CANDIDATOS DO PSD VISITARAM ANADIA |
---|
| |
Anadia
Candidatos pelo PSD visitaram concelho
- Marques Mendes apelou à maioria absoluta
Catarina Cerca
No seguimento de diversos contactos que os candidatos a deputados, nas listas do PSD, pelo distrito de Aveiro, à Assembleia da República, têm estado a desenvolver junto de diversas instituições, escolas, associações e empresas, o concelho de Anadia foi alvo, no passado dia 7 (quinta-feira), de uma visita que se prolongou por todo o dia.
O périplo pelo município de Anadia iniciou-se com uma visita aos Paços do Concelho, onde toda a comitiva (a integrar também Jorge Tadeu Morgado, Manuel Oliveira, Isménia Franco, José Manuel Ribeiro e Gonçalo Breda Marques) foi recebida pelo autarca Litério Marques e pela presidente da Assembleia Municipal, Lídia Oliveira. O edil fez as honras da casa e conduziu a visita pelas instalações camarárias, destacando algumas obras e projectos em elaboração, como são os casos do complexo desportivo e do novo mercado. Não deixaria ainda de tecer algumas considerações sobre as obras que irão transformar o velho edifício dos Paços do Concelho num espaço mais digno, nomeadamente para a realização das sessões das Assembleia Municipal.
Pouco passava das 12 horas, quando candidatos, convidados e apoiantes, rumaram em direcção à freguesia de Sangalhos. Aí, teria lugar uma visita e reunião numa das empresas (Caves Aliança) de maior expressão quer a nível distrital, quer nacional.
Elogios à autarquia e muitas críticas ao Governo
A recepção esteve a cargo do administrador, Fernando Castro, que não só agradeceu a visita como disponibilizou o auditório para a realização de uma breve intervenção que começou com o autarca Litério Marques a expressar o seu empenho e apoio em relação a uma equipa que acredita ser “vencedora”. Uma equipa que integra o anadiense, José Manuel Ribeiro (presidente da comissão Política do PSD-Anadia) que ocupa o 9º lugar na lista dos candidatos a deputados laranja, pelo círculo de Aveiro.
Apesar de não pedir nada em concreto, Litério Marques avançaria preferir “esperar pela vitória” e por “uma maioria absoluta” para, então, sim, depois, “poder reunir com os deputados eleitos para voltar a falar dos problemas que são muitos e de diversa ordem” no concelho.
Por seu turno, Marques Mendes aproveitaria para vincar e reforçar a ideia da disponibilidade que existe, por parte dos deputados eleitos à AR (Assembleia da República) para, em qualquer momento, ajudar e ser útil aos autarcas e às populações. Um compromisso extensivo em relação às questões que afectam as empresas da região que, por falta de acessibilidades, têm alguma dificuldade em fazer escoar rapidamente os seus produtos e ser mais competitivas.
Sobre Litério Marques recordaria tratar-se de “um autarca eleito não só com uma vitória renovada, mas também reforçada, tendo vencido nas 14 das 15 freguesias que compõe o seu concelho.” Um autarca “popular, com poder de visão, capacidade de trabalho, dedicação e empenho”, enquanto que, em relação a José Manuel Ribeiro, diria tratar-se de “um jovem com energia, bom senso e com muitas qualidades. Um candidato trabalhador e dinâmico que honra e prestigia a lista, por Aveiro, evidenciando o peso que o município de Anadia tem na lista do PSD.”
O cabeça de lista do PSD, pelo círculo de Aveiro, alertaria ainda os presentes que “o distrito de Aveiro é hoje o terceiro a pagar impostos para o Orçamento de Estado, mas, ocupando o sexto lugar na lista dos distritos a receber apoios do PIDDAC”, assim como “as grandes obras fundamentais permanecerem por realizadas e as promessas por cumprir”. Daí, ter defendido que “Portugal tem problemas sérios e precisa de um Governo que governe com estabilidade. Um Governo com maioria e com poder de decisão”.
Ensino: uma das prioridades
Após o almoço, que teve lugar no salão desta empresa vitivinícola, a comitiva rumou em direcção à Escola Secundária de Anadia.
Aí, a recepção esteve a cargo do presidente do Conselho Executivo, Luís Santos, que, após uma visita pelos dois edifícios, se congratulou com o facto de ver “alguém preocupado com a educação”. Este responsável lamentaria a falta de condições físicas da escola e o seu avançado estado de degradação. Problemas vários que afectam alunos e docentes, que lutam diariamente por “uma educação de qualidade, com melhores condições de trabalho”. As melhorias, poucas, essas ficam a dever-se, segundo Luís Santos, à autarquia que “tem ajudado, nomeadamente a equipar o auditório da escola e construído um amplo parque de estacionamento dentro da escola”.
Luís Santos alertaria ainda para os problemas similares que afectam a E.B 2/3 de Anadia, situada nas proximidades e para a falta de apoios por parte da DREC e CAE-Aveiro.
Marques Mendes foi mais ouvinte do que orador, congratulando-se pela forma emotiva e sentimental com que Luís Santos falou da sua escola, apoiando as suas preocupações, mas defendendo uma descentralização de funções em relação ao Ministério da Educação. Para o cabeça de lista do PSD “muitos problemas das escolas seriam ultrapassados pela delegação de mais competências e funções às escolas e aos municípios.”
A visita incluiu ainda uma visita à Santa Casa da Misericórdia de Anadia que possui actualmente uma obra invejável no campo social e cultural. Uma Santa Casa que soube evoluir no tempo e acompanhar as exigências dos tempos modernos, sendo actualmente frequentada por cerca de 300 utentes, na primeira infância, e por 200 utentes da terceira idade. Marques Mendes ficaria ainda surpreendido pelo Museu, instalado no Palacete Seabra de Castro. O périplo pelo concelho terminaria com uma visita à Adega Cooperativa de Vilarinho do Bairro.
Diário de Aveiro |
|
|
|