Viúva Lamego, Ceramic e Dreamcer, marcas do Grupo Prebuild, lançam um projeto de responsabilidade social dedicado ao fomento do desenvolvimento criativo e cooperação entre crianças e jovens, sensibilizando-os para a tradição da azulejaria, um dos símbolos máximos da cultura portuguesa.
Esta é a ideia base do concurso que o Grupo Prebuild promove em 4.549 escolas de todo o país, que conta com a parceria do Museu Nacional do Azulejo e da Direção Geral da Educação e com a apresentadora de televisão Cristina Ferreira, enquanto madrinha da iniciativa. Incentiva os alunos do ensino básico para a arte secular de pintura de azulejo.
Subordinado ao tema “As tradições da minha terra”, o concurso que na edição anterior envolveu mais de três mil alunos de 192 escolas, conta com um júri composto por Cristina Ferreira, Margarida Calvinho, administradora do Grupo Prebuild, Maria Antónia Pinto de Matos, diretora do Museu do Azulejo, e Filomena Graça, em representação da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência.
Até dia 31 de janeiro as escolas interessadas em participar devem inscrever-se através do site http://concursoazulejos.prebuild.com, ficando assim automaticamente inscritas para a primeira fase do concurso que convida as escolas a enviar um desenho em formato 90x60cm alusivo ao tema da iniciativa.
Depois de passarem a primeira fase de seleção, as escolas irão receber um kit que contém um painel de 24 azulejos, tintas e um manual pedagógico sobre a história do Azulejo em Portugal, tendo até dia 10 de abril 2014 para concluir os projetos, que serão posteriormente cozidos numa das fábricas de cerâmica do Grupo.
“O Grupo Prebuild está consciente da sua importância na comunidade, enquanto agente de desenvolvimento económico e social. Neste caso, além de apoiar as escolas, pretendemos sensibilizar os alunos do ensino básico para a importância do património secular da Azulejaria Portuguesa”, refere Margarida Calvinho, administradora do Grupo Prebuild. Diário de Aveiro |