O petróleo pode ser uma porta de futuro para as universidades nacionais. Uma semana depois de ter sido distinguido com um doutoramento Honoris Causa na Universidade de Aveiro, Ferreira de Oliveira afirma que a aposta da Galp Energia numa rede de parcerias com algumas das melhores universidades nacionais e estrangeiras é para manter.
A UA está num grupo de seis universidades nacionais no âmbito da ação do Instituto do Petróleo e Gás que visa promover o desenvolvimento, transmissão e difusão da ciência e tecnologia aplicada às atividades da fileira energética, em especial do petróleo e gás. Ferreira de Oliveira diz que essa parceria é para manter.
“A Galp Energia é parceira da UA no Instituto Petróleo e Gás recentemente constituído. O facto da UA se ter empenhado em dar visibilidade cientifica e mediática do seu envolvimento em projetos relacionados petróleo e gás deixa-nos muito satisfeitos. O país precisa que aumentemos o esforço de investigação neste setor. A GALP Energia tem imensos desafios nas geografias onde opera seja em Moçambique, Angola, Timor, Namíbia, Marrocos, off-shore português e Brasil e o nosso interesse é que a Universidade, como um todo, e a de Aveiro, em particular, aprofunde o seu envolvimento connosco nestes projetos para promover a investigação científica e a formação de profissionais de qualidade que tanto precisamos”. Diário de Aveiro |