AVEIRO: BE CONTESTA POSIÇÃO ASSUMIDA PELO GOVERNO PERANTE DÍVIDAS DA AEP NO EUROPARQUE.

O Bloco de Esquerda contesta a posição assumida pelo Governo perante as dívidas assumidas pela Associação Empresarial de Portugal no Europarque.

“O Estado colocou-se como fiador dos privados na construção do Europarque e, agora, está a assumir dívidas que não deveriam ser suas, porque os privados estão a falhar à sua responsabilidade. Contudo, são os privados que continuam a gerir o Europarque. Assim, o Estado assume as dívidas que a AEP contraiu através do Europarque, mas não executa as contragarantias, continuando a AEP a gerir o Europarque”, acusa o BE. O Bloco de Esquerda considera que esta é uma situação “caricata” uma vez que o Estado “assumiu e pagou a dívida de privados” mas mantém a gestão nas mãos da AEP, “como se nada passasse”.

“O Governo já afirmou, em resposta ao Bloco de Esquerda em Novembro de 2011, ser avalista do Europarque em cerca de 34 milhões de euros. Esta garantia pública foi realizada no Governo de Cavaco Silva, com Eduardo Catroga a Ministro das Finanças e, agora, sai do bolso de todos os portugueses. O Governo já terá pago 23,5 milhões de euros de dívidas bancárias do Europarque”.

O deputado Pedro Filipe Soares apresentou um conjunto de perguntas ao Governo, onde exige que o Governo explique porque paga, mas continua sem mandar.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt