O CantoRia, nova formação musical que existe em Aveiro, fez a sua apresentação na passada segunda-feira. É um projeto do Estabelecimento de Ensino Santa Joana. Constituído por pais, encarregados de educação, professores e funcionários da instituição o grupo promete, “dentro de um moliceiro, cantar o país inteiro”. As portas da igreja do Museu de Aveiro abriram-se para receber público, músicos, cantores e o grupo convidado A Par D’ilhós.
O CantoRia constituído por 12 elementos, apresentou os temas Hino do EESJ, da autoria do músico e ex professor da instituição Rui Moura; Glória, Glória, Aleluia, música tradicional portuguesa; No alto daquela serra, música tradicional portuguesa; Ponte de Misarela, dos Quadrilha; São Gonçalo, música tradicional de Aveiro; Romance da Ceifeira, dos Quadrilha e a Canção de Janeiro, da Ronda dos 4 Caminhos.
A segunda parte do espetáculo esteve a cargo do grupo A Par D’ilhós.
Pedro Martins, diretor musical do CantoRia e professor no Estabelecimento de Ensino Santa Joana, conta que este «projeto surge da vontade conjunta de pais e direção da instituição em fazer algo diferente, levando a escola à comunidade e, assim, partilhar experiências, saberes e valores».
O CantoRia, não pondo de lado a música regional, canta música tradicional portuguesa sob o lema “Dentro de um moliceiro cantamos o país inteiro”. Na hora das apresentações contará com a ajuda de músicos amigos do grupo que o acompanhará neste propósito. Diário de Aveiro |