AVEIRO: UTE LEMPER, CASS MCCOMBS, BADI ASSAD, NOISERV, PAULO RIBEIRO E JOSÉ CID NO PALCO DO TEATRO AVEIRENSE.

O Teatro Aveirense já apresentou a programação para o primeiro trimestre. Na agenda estão nomes da música internacional como Ute Lemper, Cass McCombs (17 de Janeiro) e Badi Assad (7 de Março), e a representar a produção nacional Noiserv (25 de Janeiro) e Dead Combo (22 de Março).

Paulo Ribeiro (22 de Fevereiro) e o projeto “3 Coreógrafos” (1 de Fevereiro) apresentam espetáculos de Dança, e o Teatro promete boa disposição com os “Idiotas” (18 de Janeiro) e “A Grande Estreia”. Cantautor americano, descrito como “discretamente brilhante”, Cass McCombs tem recebido aclamação de gente como Ariel Pink, Cat Power, Bonnie ‘Prince’ Billy, Andrew Bird.

Fevereiro traz José Cid (2) e Ute Lemper (8) com o espetáculo “Ute Lemper Sings The Pablo Neruda Love Poems”. A cantora, guitarrista e compositora Badi Assad apresenta em Março o seu último trabalho “Amor e outras manias crónicas”. Considerada uma das mais inovadoras, talentosas e singulares artistas de sua geração, Badi Assad transcende as suas raízes Brasileiras e faz uma mistura que vai desde a música popular brasileira, pop e world até ao jazz e sons étnicos de todo o mundo.

Em Janeiro, destaque para Noiserv com o mais recente trabalho “A.V.O. - Almost Visible Orchestra” e, em Março, os Dead Combo com o sucessor do seu último trabalho “Lisboa Mulata”.

“Jim” é a proposta da Companhia Paulo Ribeiro para o mês de Fevereiro, onde o coreógrafo se deixa seduzir pela força da poética de Jim Morrison, um dos ícones mais irreverentes da década de 60, e pelo seu An American Prayer, disco póstumo.

Janeiro é mês para o espetáculo de comédia “Os Idiotas” (18 de Janeiro), onde o facebook deixou de ser virtual e as pessoas, mesmo as “supostamente normais”, trocaram as gargalhadas por uma dúzia de LOLs. Neste universo paralelo, com Aldo Lima, José Pedro Gomes, Jorge Mourato e Ricardo Peres, há homens que afinal são mulheres que entretanto mudaram de sexo e jogos de computador que se instalaram na vida sem pedir autorização para fazer download.

“A Grande Estreia” com Ana Bola e Pedro Diogo, a 15 de Março, é uma comédia cheia de pequenos e grandes enganos, onde tudo corre mal. Em 2014, o Teatro Aveirense mantém a parceria com a Fábrica da Ciência Viva que nas próximas sessões de “Havíamos de falar disso” aborda a questão da “Morte” com José Pinto da Costa e Fernando Ribeiro,e do “Sexo” com Richard Zimler e Sofia Aboim.

O Cinema de autor marca presença sempre às quartas, e o Serviço Educativo promete propostas com a Orquestra Filarmonia das Beiras a envolver famílias e escolas.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt