ÍLHAVO: MUSEU MARÍTIMO BATEU RECORDE DE VISITANTES EM 2013.

O Museu Marítimo de Ílhavo bateu em 2013 o recorde de visitantes num só ano fixando o novo máximo em 77 111. Este número recoloca o MMI entre os dez museus mais visitados do país e confirma-o como um dos museus municipais que atraem mais público em Portugal.

A autarquia considera que o Museu “alcançou um crescimento compatível com o investimento feito pelo Município de Ílhavo”com a ampliação e remodelação do edifício, a abertura ao público do navio-museu Santo André e a redefinição da identidade do Museu.

A passagem a Museu Marítimo em consonância com a abertura do CIEMar-Ílhavo e do Aquário dos bacalhaus nos últimos dois anos acabou por atrair mais público.

“Em 2013 o MMI registou um crescimento de público de 68.6% relativamente à média do período entre 2002 e 2012. Registou, também, um nível de autofinanciamento inédito: a despesa de programação foi praticamente suportada através de receitas próprias”, revela a nota informativa que aborda a evolução da presença de público.

Noutro domínio, realce para o impacto das obras de arquitectura. O projeto de ampliação do Museu para construção do Aquário e reservas de coleções foi distinguido, em 2013, como a melhor obra pública de Arquitetura em Portugal.

"No plano da gestão, este novo ciclo de vida do MMI tem sido marcado pelo desafio da integração interna das novas valências do Museu, pelos objetivos de alargamento de público e de acréscimo dos níveis de autofinanciamento".


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt