Portugal
Inflação caiu em Janeiro
Os preços no consumidor em Portugal subiram 0,2 por cento, em Janeiro face a Dezembro, fazendo baixar as taxas de inflação média e homóloga, segundo os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O ritmo do aumento dos preços em Janeiro foi metade do verificado em igual mês do ano passado e é igual ao estimado pela Direcção-geral do Comércio e da Concorrência (DGCC), a 4 de Fevereiro.
Os analistas contactados pela agência Lusa esperavam uma subida mensal de apenas 0,1 por cento do Índice de Preços no Consumidor (IPC).
Segundo o INE, o aumento de preços é explicado pela evolução em alta nas classes de «produtos alimentares e bebidas não alcoólicas« (1,2 por cento) «hotéis, cafés e restaurantes« (1,1 por cento).
A quebra de 6,4 por cento dos preços na classe «vestuário e calçado«, por causa dos saldos, foi insuficiente para impedir o crescimento do IPC.
No entanto, o aumento mensal dos preços a um ritmo inferior ao do primeiro mês de 2001 fez com que a inflação homóloga (mês em análise face a igual mês do ano anterior) caísse de 3,7 para 3,5 por cento.
A inflação média (últimos 12 meses face aos 12 meses imediatamente anteriores), que serve de indicador para a negociação dos aumentos salariais, também caiu, uma décima, para 4,3 por cento.
Lusa (11:08 / 15 Fev)
Diário de Aveiro |
|
|
|