AVEIRO: “ESTAMOS A LUTAR PELO NÚCLEO DE PESCA DE S. JACINTO” - RIBAU ESTEVES.

A Assembleia Municipal de Aveiro aprovou uma autorização de repartição dos encargos plurianuais nos anos 2013-2014 do núcleo de pesca de S. Jacinto. Segundo informação do presidente da Câmara, o investimento total de 860 mil euros, lançado a concurso pelo anterior elenco, está ainda dependente de visto do Tribunal de Contas.

Ribau Esteves diz que há aspetos burocráticos a ultrapassar e que tudo vai fazer pela concretização desta obra. “O que temos que dizer à população é que a obra é possível mas não está garantida. Estamos a lutar por ela. Temos condições financeiras para a fazer mas não temos todas as condições administrativas. Falta o visto do Tribunal de Contas. O que estamos a decidir é um passo mas, em nome da verdade completa, falta mais um. Devo deixar claro que este é um ato importante mas não quer dizer que a obra vá começar na próxima semana”.

O autarca de Aveiro explica que mesmo sem data fixada existe a convicção de poder desenvolver a obra. “Ainda recentemente quando fui a São Jacinto disse aos pescadores que estamos a trabalhar para que a obra comece. Mas não disse quando. Não vale a pena explicar as tecnicidades destes processos mas dei uma resposta verdadeira. Estamos a trabalhar para que a obra possa começar o mais rapidamente possível”.

Da Junta de Freguesia chega o sinal de preocupação pelo arrastamento da obra que é falada há 7 anos. António Costeira, presidente da Junta de Freguesia de São Jacinto diz que vê vontade política no executivo liderado por Ribau Esteves. Acredita que 2014 será o ano da obra.

“Aprovar a repartição de encargos reflete o interesse em que a obra seja feita e isso é o mais importante. Folgo em saber que há nova calendarização com prazo provável de início para fevereiro. Gostava de saber se esta data tem algum significado. Seria uma vantagem que assim acontecesse”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt