ALBERGARIA: APOSTA NO TECIDO PRODUTIVO É EIXO CENTRAL NO PLANO DE ATIVIDADES PARA 2014.

A Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha aprovou, por maioria, Orçamento e Grandes Opções do Plano de 2014 no valor de 14.486.360 euros, sendo viabilizado com13 votos a favor e 5 abstenções. Registaram-se, ainda, 9 votos contra.

Para além da já anunciada descida do IMI e do IRS, os principais domínios de intervenção pelos quais se irá pautar a atividade do Município de Albergaria-a-Velha durante o próximo ano centram-se no incremento da capacidade competitiva do Concelho e na promoção do emprego; reforço da coesão social e institucional; e promoção da eficiência no uso de recursos e no desenvolvimento sustentável.

Como forma de apoiar o tecido empresarial e reforçar as dinâmicas locais, vai ser criada uma Unidade de Apoio ao Empreendedorismo, estando igualmente prevista a requalificação da Incubadora de Empresas (projeto submetido ao PO MaisCentro) e a ampliação e melhoria das condições da Zona Industrial.

No âmbito da dinamização do comércio local, vão arrancar os trabalhos tendo em vista a requalificação do Mercado Municipal e serão promovidas, em articulação com os empresários do setor, iniciativas que complementem e qualifiquem a oferta comercial.

Na área da regeneração urbana, o grande projeto do 2014 é a requalificação da Alameda 5 de Outubro, transitado do anterior mandato. A dinamização de parcerias com entidades locais, nas áreas de ação social ou educação vão continuar a ter um papel importante em 2014, havendo a continuidade e melhoria de vários projetos, tais como o Programa Municipal de Educação, o Banco Local de Voluntariado ou o apoio à terceira idade.

É de salientar, ainda, uma maior atenção às dificuldades específicas de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais de caráter permanente. As parcerias com as Juntas de Freguesia também vão ser prioridade e, nesse sentido, vão ser aumentadas as competências delegadas, com o reforço das transferências financeiras e o estabelecimento de protocolos específicos.

Para António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2014 apresenta-se como o cumprimento do programa eleitoral sufragado e “já inclui aqueles que serão os principais domínios de intervenção nos próximos anos, nomeadamente, a criação do Parque da Cidade e de uma rede ciclável e pedonal no concelho, a reabilitação urbana e requalificação do Bairro das Lameirinhas, a requalificação do Mercado Municipal e do Pavilhão Gimnodesportivo de Albergaria-a-Velha, a constituição de uma Unidade de Apoio ao Empreendedorismo, a rede viária, a criação de um museu municipal ou a eficiência energética na iluminação e edifícios públicos”.

O Presidente do executivo albergariense salienta, igualmente, que “o êxito da concretização das ações propostas só se tornará possível se existir uma colaboração e cooperação estreita entre município, munícipes e os agentes locais e regionais, sejam eles de âmbito económico, social, desportivo ou cultural”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt