OVAR: PCP QUESTIONA AUTARQUIA SOBRE SANEAMENTO EM ESMORIZ.

O PCP diz que há problemas no acesso ao saneamento em Gondezende, Esmoriz, Ovar, considerando que apenas uma pequena parte daquela localidade será contemplada com a obra de 4 milhões. A obra actual é parte da empreitada “Rede de Saneamento de Águas Residuais de Ovar/S João e Esmoriz/Cortegaça”, da responsabilidade da AdRA, mas segundo os moradores, são obras que contemplam apenas uma pequena parte da localidade, deixando de fora “toda a zona poente, incluindo as habitações e a pequena zona industrial”.

O deputado municipal eleito pelo PCP, Miguel Jeri, esteve de visita ao local para verificar as queixas populares, salientando que “mesmo nas ruas intervencionadas, como sejam as Ruas Senhor das Febres ou Rua Mestra Fiorentina, o saneamento está a ser colocado de forma incompleta, terminando de forma aparentemente abrupta e arbitrária a meio dos trajectos”.

Diz que uma eventual “inadequação” pode esar associada à concessão do saneamento à AdRA, por considerar que é “uma entidade externa longe da realidade e dos problemas dos munícipes”.

Aponta outros problemas como os custos das ligações que excedam os 20m, prometendo levar o debate aos fóruns municipais. O PCP assume que vai lutar “pela conclusão de saneamento da localidade de Gondezende em condições de igualdade de acesso a todos os moradores” e diz que a Câmara de Ovar tem que estar atenta à execução da obra.

No requerimento dirigido à autarquia pergunta para quando a cobertura geral e em que condições pode haver maior justiça no custo das ligações.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt