LUÍS AGUIAR JÁ GANHOU MAIS
DE 30 PRÉMIOS LITERÁRIOS

O oliveirense Luís Aguiar voltou a vencer o Concurso “Aveiro, Jovem Criador”, na categoria de Literatura – cujo prémio foi entregue no mês passado –, com a obra poética “O mar a prometer naufrágios”.
Já tinha sido o primeiro colocado em 2004 – pelo meio arrebatou algumas “menções honrosas” – e, este ano, saboreou, de novo, o triunfo com um trabalho de seis poemas [os permitidos pelo Regulamento do concurso], que define como “mais narrativo, mais descritivo e mais intimista”. O “mais” é termo de comparação com o estilo poético que o tem marcado.
Registe-se que o concurso, dirigido aos jovens criadores, integra, além da Literatura, outras três categorias: Arte Digital, Fotografia e Pintura. Cada vencedor recebeu mil euros de prémio pecuniário.
“Foi um trabalho escrito propositadamente para concorrer a este prémio”, salientou o poeta de Oliveira de Azeméis. Explicou, ainda, que a obra assume a forma de “metáfora”, realçando o jogo entre o positivo de uma promessa e o negativo dos naufrágios adiantados no título, para assinalar que, “neste contexto, o mar será a própria vida”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt