O Cineteatro Alba vai receber o primeiro concerto da nova tournée de Pedro Abrunhosa. Será na noite de 23 de janeiro e surge como um dos destaques da programação do Cineteatro Alba para o primeiro trimestre de 2014. Na área da música, o público vai poder assistir a concertos com Teresa Salgueiro (15 de fevereiro), que apresenta o álbum “O Mistério”, e Luísa Sobral (8 de março).
O Fado continua a ter uma presença habitual no Cineteatro Alba e, desta vez, vai ser apresentada a canção tradicional de Coimbra com os grupos de fados “A Velha Cabra” e “Minerva” (1 de fevereiro). A música clássica também tem lugar marcado com o Concerto de Família da Orquestra Filarmonia das Beiras (15 de março).
“Morreste-me”, escrita por José Luís Peixoto e com música de António Zambujo, é a primeira proposta de teatro de 2014 (11 de janeiro) e traz ao palco do CTAlba a atriz Sandra Barata Belo numa reflexão sobre a morte de um ente querido.
Para o público infantil, há Catabrisa (12 de janeiro), uma peça baseada no livro Catavento, de Gémeo Luís e Eugénio Roda e, para os que gostam de uma boa comédia, Ana Bola e Victor de Sousa prometem muitas gargalhadas com “A Grande Estreia” (29 de março). No primeiro trimestre, destaque, ainda, para o regresso de Pedro Tochas a Albergaria-a-Velha, para desenvolver uma nova performance com a ajuda da comunidade; a fase de testes é na tarde de 30 de março e limitada a 30 participantes.
Em relação à produção local, o ano de 2014 arranca com o Concerto de Reis (4 de janeiro) que vai reunir, num único palco, os vários coros do Município. As bandas filarmónicas continuam a ter lugar garantido no Cineteatro Alba e, no primeiro trimestre, o público poderá apreciar a música da Banda Filarmónica do Grupo Desportivo e Cultural de Ribeira de Fráguas (25 de janeiro), bem como assistir à I Gala ARMAB (22 março), para celebrar o percurso da Banda da Branca. O Carnaval volta a ser celebrado com um Baile de Fantasia (1 de março) promovido pelo Clube de Albergaria e, para assinalar o Dia da Mulher, a CulturAlb apresenta uma noite de poesia com As palavras possíveis… sobre a MULHER (7 de março).
No Cineteatro Alba há também espaço para promover o comércio tradicional e o seu papel solidário na II Gala Interattiva (18 de janeiro).
As quintas vão continuar a ser sinónimo de novos talentos. Para além das apresentações dos estudantes do Conservatório de Música da Jobra e do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, o Espaço Café-Concerto do CTAlba vai promover vários estilos de música.
Com o Trio Porteño (9 de janeiro), temos o Tango, com Cordis (6 de fevereiro), piano e guitarra portuguesa, com Johnny Blues Band (20 de fevereiro), os Blues, com Ricardo Filipe Duo (06 de março), Flamenco, e, finalmente, uma mistura de Pop, Rock e Blues é apresentada pelo grupo Rock n´Blues (20 de março).
Para Delfim Bismarck, Vereador da Cultura, “esta é uma nova fase na vida do Cineteatro Alba, com uma programação mais abrangente, de elevada qualidade e, ao mesmo tempo, com uma redução significativa dos custos relativamente ao passado. De salientar igualmente, que o concerto de Teresa Salgueiro assinalará os 179 anos do município de Albergaria-a-Velha, efeméride até agora esquecida e culminará num conjunto de atividades a divulgar brevemente”. Diário de Aveiro |